Rafael Babosa
Dramaturgo, ator e diretor
Rafael Barbosa é carioca e está radicado no Ceará desde 2004. Respeitado dramaturgo no estado do Ceará, ele atualmente escreve para muitos grupos importantes da capital e do interior, sempre trazendo reflexões sobre a arte teatral, atualmente possui uma média de até dez textos sendo encenados por ano, incluindo esquetes e espetáculos. Começou no teatro com o Curso Princípios básicos de teatro oferecido pelo Theatro José de Alencar (200h/aula) e o Curso do SESC de artes cênicas (200h/aula). Participou de diversos festivais de teatro, foi o diretor/dramaturgo mais jovem a ter uma peça na Mostra Nordeste do Festival de teatro de Guaramiranga, aos 20 anos. Estudante do Curso Superior de Licenciatura em Teatro (IFCE- fortaleza) e contista, muitos de seus “contos engavetados” já foram adaptados ao teatro. E justamente por não ter seus textos publicados, ele venceu um prêmio importante da secretaria de Cultura de Fortaleza (Edital das Artes 2011) para desengavetar suas obras. Também é contador de histórias que já se apresentou em lugares do Ceará e Nordeste - foi nos anos de 2009 a 2011 um dos contadores de histórias mais contemplado pelo edital de programação do Centro Cultural BNB, onde circulou diversas vezes pelas três sedes do espaço ( Sousa, juazeiro do Norte e Fortaleza) suas contações eram geralmente adaptações dramatúrgicas de obras clássicas da literatura infantil. Ainda foi em 2012, produtor/auxiliar administrativo atualmente do CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste). Cursou até o quinto semestre do curso de letras (língua portuguesa) do IMPARH-Fortaleza. Na área de cinema o jovem Rafael Barbosa foi o coordenador geral do projeto CINECENA, onde exibia filmes na universidade e provoca debates, financiado pela IFCE - Fortaleza. Exerceu a função de ator e roteirista de programa televisivo: a inocente e a indecente (trabalhando ao lado de diversos humoristas do Ceará) e criou recentemente a página “Filmes que todo ator de teatro deveria assistir”, tendo seguidores de diversos lugares do mundo. Atualmente é diretor, dramaturgo e produtor do grupo Teatro em Película, mas também faz parte, como dramaturgo, da Companhia Inquieta de Teatros de Silvero Pereira e Gyl Giffony, dois de seus textos foram montados pela companhia: “Metrópole” e “Miss Magrela e o Gigante de Pipocas”.
Principais prêmios e menções.
- Aos 20 anos, foi o dramaturgo mais jovem a receber o prêmio “Destaques do ano” pelo conjunto da obra (Prêmio Balaio – Troféu Carlos Câmara - Fortaleza).
- O já citado, Contos engavetados de Rafael Barbosa – SECULFOR Edital das Artes – Montagem 2011.
- Ministério da Cultura, Mais Cultura Nas Escolas – Projeto “Contos de Engavetados de Rafael Barbosa” - 2014.
- Melhor texto original (Ô Putaria) FECTA 2012.
- Melhor texto original (Ô Putaria) FESFORT 2012.
- Melhor texto original (Perséfone) FESFORT 2011.
- “Metrópole” Presente na lista dos cinco melhores espetáculos cearense do ano –Jornal O Povo – Dramaturgia de Rafael Barbosa.
- “Quando as galinhas gemem” espetáculo com texto de Rafael Barbosa na listagem dos dez melhores espetáculos brasileiros do ano de 2012 segundo Astier Basílio – Crítico de arte do Jornal Correio da Paraíba.
- Melhor diretor, peça teatral e ator (Ô Putaria) FESFORT 2012.
- Melhor ator (Para uma avenca partindo) Festival Bilubila 2010.
- Melhor diretor, melhor peça teatral, melhor cenário (Ô Putaria) FECTA 2012.
- Melhor autor (Dramaturgia) “Na página 54” FECTA 2013.
- Melhor texto original “Na página 54”, Festival Bilunga 2013.
- Revista Doc Cena – Publicação por anos consecutivos de “Melhor texto original 2013 e 2014”
- Melhor diretor, peça teatral (Smarandescu) – FESFORT 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário